Com o estudo do livro de literatura “Severino faz chover” de Ana Maria Machado, a turma do 2º ano vivenciou a leitura como uma prática de interação e partilha.
Após a leitura, os alunos discutiram sobre o enredo da narrativa, conversando sobre a persistência de Severino ao elaborar planos e realizar ações junto com seus amigos para alcançar o objetivo de “fazer chover”.
Em sala de aula, problematizamos o título “Severino faz chover”, indagando se uma pessoa tem o poder de fazer isso? Diante desse questionamento, alguns alunos citaram uma explicação religiosa para o fenômeno da chuva, e outros falaram da explicação científica. Um cartaz foi confeccionado com as respostas dos alunos e exposto no mural.
Como atividade de casa, pedimos que eles lessem novamente o livro com as suas famílias, e registrassem a resposta para as seguintes perguntas:
· O que a pessoa que leu junto com você, achou da história?
· Como foi esse momento para você?
Na biblioteca os alunos também confeccionaram pipas/papagaios de papel, que é uma das produções de Severino para conseguir se comunicar com as nuvens, bem como apresentaram o que pensaram sobre a narrativa do livro quando elaboraram alguns desenhos nas pipas. Essas produções estão expostas no mural.
Com o objetivo de fornecer mais elementos para os alunos refletirem sobre a narrativa, posteriormente foi exibido o vídeo “vida Maria”. A partir desse outro material, os alunos conheceram um pouco mais da realidade do Sertão, e de como são as condições de vida de algumas pessoas que vivem nesse contexto. Além disso, conseguiram comparar as diferenças entre o comportamento de Severino e de Maria diante das dificuldades de suas vidas, e principalmente de sua infância.


















