terça-feira, 10 de maio de 2016

PROJETO "TUBARÕES VELOZES"



   Após escolher o tema do nosso projeto de pesquisa, o 2º ano utilizou o dicionário para consultar o significado da palavra TUBARÃO. E sabe o que descobrimos?

  • O tubarão é um tipo de peixe, geralmente enorme e carnívoro. Ah, e seu esqueleto não é de osso, mas sim de cartilagem. Após consulta no dicionário o grupo elaborou esse conceito. 



                                     
 

                                                

 

      Posteriormente, elaboramos uma lista das espécies de tubarões que o 2º ano já conhecia, e em grupo os alunos realizaram a pesquisa
      Após isso, discutimos sobre a alimentação e os predadores dos tubarões. Outra atividade interessante que a turma realizou foi a  pesquisa dos ataques de tubarões. 
   Ademais, os alunos se divertiram e aprenderam como executar algumas funções do word na sala de informática, com jogos e questionários sobre as características das diferentes espécies de tubarões. 
Quer se divertir e aprender também? É só acessar os links abaixo!
Links utilizados na sala de informática







    E como a sala de aula é apenas um dos espaços de aprendizagem, visitamos o Aquário de Natal, onde conhecemos de perto a espécie do tubarão lixa.

    
    Além do tubarão lixa, conhecemos o peixe palhaço, popularmente chamado de "Nemo", tartarugas marinhas, pinguins, o hipopótamo chamado Iago, uma cobra jiboia, entre outras espécies. Confira abaixo alguns "flashes" desses momentos:



















quarta-feira, 4 de maio de 2016

APRENDENDO SOBRE O MOVIMENTO DE ROTAÇÃO E TRANSLAÇÃO

   Hoje aprendemos sobre o movimento de rotação e translação. Inicialmente, fizemos uma atividade em casa, na qual observamos o e marcamos o horário do pôr do sol.

     Em sala, discutimos sobre o pôr do sol representar o fim do dia e início da noite. Em seguida, assistimos a um vídeo sobre o dia e a noite, disponível no link:





     Após esse momento, utilizamos o laboratório de ciências para realizar uma experiência que simbolizava o movimento de rotação e translação da Terra, para explicar a existência do dia e da noite.